quinta-feira, 19 de maio de 2016

Palestra em Brazlândia alerta sobre situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Imagem 443Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Promotoria de Justiça de Brazlândia realizou palestra no Centro Educacional Incra 8. Participaram cerca de 600 alunos entre 10 e 16 anos. A data foi escolhida em memória de Araceli Sanches, uma menina de oito anos brutalmente assassinada na cidade de Vitória (ES). O crime aconteceu em 1973 e prescreveu sem que houvesse punição dos culpados.
A promotora de Justiça Thaíse Dezen foi uma das palestrantes e falou sobre o papel do Ministério Público nos casos de violência sexual e sobre os aspectos legais, além de contextualizar o caso de Araceli. Para ela, “a presença do MP na comunidade é essencial ao fortalecimento daBilhete2cidadania e à prevenção de crimes. As crianças e adolescentes precisam conhecer a rede de proteção e as condutas a serem adotadas para se preservarem, especialmente na era digital”. A promotora de Justiça recebeu bilhetes de alunos agradecidos com a oportunidade de aprendizado. “Foi gratificante receber bilhetinhos com mensagens de agradecimento e ser procurada por eles para tirar as dúvidas. O tema é de extrema relevância para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
A analista de Psicologia do MPDFT Simone Albuquerque também foi palestrante no evento. Ela apresentou o tema em linguagem acessível para que os estudantes pudessem aprender a identificar as atitudes de possíveis abusadores e agir para denunciar esses comportamentos. “É um privilégio e também uma grande responsabilidade poder contribuir para que as pessoas saibam que existe ajuda, que não precisam estar sozinhas e que falar sobre o assunto pode aliviar os fardos e trazer soluções, possibilitando uma vida melhor, sem esse tipo de sofrimento”, avaliou a psicóloga.
Para a orientadora educacional Evilene Domingos, “o Ministério Público dentro das escolas vem agregar ao trabalho dos professores, pois ressalta as atividades já desenvolvidas e faz com que os alunos valorizem o aprendizado e repassem o conhecimento a toda a comunidade escolar”. As alunas do 8º ano Brenda Vieira e Ana Carolina destacaram que a iniciativa do MP incentiva alunos que vivenciam situações de abuso a procurar ajuda. “Este evento foi muito esclarecedor pois tirou muitas dúvidas dos alunos sobre o tema”, elogiaram
http://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/noticias/noticias-2016/noticias-2016-lista/8512-palestra-em-brazlandia-alerta-sobre-situacoes-de-abuso-e-exploracao-sexual-contra-criancas-e-adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário